Quantcast
Viewing latest article 6
Browse Latest Browse All 11

Pelo mundo: The Getty Museum, um programa imperdível em Los Angeles

Há alguns meses publiquei um post sobre os encantos de Santa Mônica, cidade litorânea na região metropolitana de Los Angeles, onde fiquei hospedada. Mas hoje quero dar uma dica de passeio imperdível a quem for para a terra do cinema: uma visita ao J. Paul Getty Museum. E vou ser bem prática, como todo bom viajante gosta.

GETTY WHAT?

Image may be NSFW.
Clik here to view.

Não deixe de ir ao Getty Museum quando estiver em Los Angeles / Foto: Kadydja Albuquerque

Fiquei sabendo desta maravilha de lugar no site Viaje na Viagem, do Ricardo Freire. Ele indicou o J. Paul Getty Museum como um dos cinco lugares que valem a pena descer do carro em Los Angeles. E vou dizer, vale mesmo.

O museu, conhecido pela abreviatura Getty Museum, faz parte do complexo arquitetônico Getty Center – que é de tirar o fôlego pela beleza da sua construção, mas também pelo lugar onde está localizado (de lá você vê quase toda cidade de Los Angeles AND Beverly Hills).

Image may be NSFW.
Clik here to view.

Desenhado pelo arquiteto Richard Meier, o Getty Center é um completo arquitetônico no alto de Brentwood, L.A/ Foto: Kadydja Albuquerque

Desenhado pelo arquiteto Richard Meier, o complexo reúne prédios públicos e privados como o museu, o J.Paul Getty Trust, o instituto de pesquisa e a fundação que também recebem o nome do magnata californiano.

 

Image may be NSFW.
Clik here to view.

Vista da cidade de Los Angeles / Foto: Kadydja Albuquerque

O que você encontra por lá…

Só em passear pelos prédios do Getty Center já dá pra se sentir satisfeito, mas claro que o bacana é poder visitar as exposições permanentes e temporárias que colocam o museu na lista dos mais importantes do mundo. O Getty hospeda um acervo gigantesco (50 mil obras) em cinco pavilhões de exibição: são pinturas, desenhos, esculturas, manuscritos e artes decorativas da Europa, além de trabalhos de fotógrafos americanos. A biblioteca reúne 1 milhão de obras. :-O

Image may be NSFW.
Clik here to view.

Passear pela área aberta, tomar um café ou comer uma fruta, é uma delícia. Dica: leve sempre um casaquinho mesmo nos dias mais agradáveis,pois venta bastante. / Foto: Kadydja Albuquerque

Image may be NSFW.
Clik here to view.

Foto: Kadydja Albuquerque

Quando estive lá pude ver duas exposições maravilhosas. A primeira foi com o trabalho de Herb Ritts, um dos maiores fotógrafos de retratos dos anos 80-90, que marcou sua carreira trabalhando para revistas e retratando artistas da cultura pop como Madonna (é dele a capa do álbum True Blue, de 1986). Quase toda a exposição de Ritts estava em pb (branco e preto), uma marca do seu trabalho (no link acima você pode ver a galeria).

Image may be NSFW.
Clik here to view.

Como não podia fotografar lá dentro, essa é a entrada da exposição do Herb Ritts Image may be NSFW.
Clik here to view.
:-P
/ Foto: Kadydja Albuquerque

E a outra foi a exposição Portraits of Renown, que trazia como tema principal a popularização da fotografia pela burguesia nos séculos XIX e XX. Bacana demais ver fotos como a de Victor Hugo em seu leito de morte, fotografado em 1885 por Nadar. O curioso é que o negativo da fotografia só teria sido revelado em 1924 pelo filho do fotógrafo, ou seja 39 anos depois.

Mais antiga ainda, a fotografia que mais me impressionou foi a de Edgar Allan Poe, em 1849, de autoria desconhecida. Ele foi fotografado em daguerreótipo, e essa era uma das únicas oito fotografias que ainda existem do escritor e poeta norte-americano.

Image may be NSFW.
Clik here to view.

Entrada do Getty Center / Foto: Kadydja Albuquerque

Image may be NSFW.
Clik here to view.

Escultura Boy with Frog, de Charles Ray, na entrada do museu / Foto: Kadydja Albuquerque

Outro ponto alto do completo arquitetônico é o Jardim Central, criado como uma “escultura em forma de jardim” pelo artista Robert Irwin. Infelizmente estava fechado para manutenção e não pude fotografá-lo.


Como chegar ao Getty

Quem já esteve em L.A sabe que é bem chatinho andar pela cidade se não estiver de carro. Então, se você alugar um, só colocar o endereço no GPS e está tudo certo. Eu fui de ônibus, mas aí também depende do lugar de onde você sai. Vale a velha dica de sair perguntando qual a melhor linha para chegar. Tem uma parada quase em frente do acesso ao trenzinho que te leva ao museu.

Image may be NSFW.
Clik here to view.

Visitantes fotografando os "casebres" nos hills de L.A / Foto: Kadydja Albuquerque

Sim, o Getty Museum está localizado no alto de Brentwood, bairro de L.A, e para chegar é preciso pegar um trem que eles oferecem gratuitamente. Aliás, TODO o acesso é gratuito. Se você for de carro e quiser estacioná-lo, aí sim vai ter de pagar uma taxa de $15.

Image may be NSFW.
Clik here to view.

Esse é o trenzinho gratuito que nos leva ao Getty / Foto: Kadydja Albuquerque

O Getty Museum fica aberto de terça a domingo, das 10h às 17h30, com exceção do sábado que fecha somente às 21h. Endereço para o GPS: 1200 Getty Center Drive, Los Angeles CA. 90049 – USA.

Repito: programa imperdível na Cidade dos Anjos. Além do que, é sempre uma alternativa ao roteiro Hall of Fame/Beverly Hills/Estúdios que sempre ficam tentando nos empurrar, não é mesmo?

Para quem for a Malibu, o que não foi meu caso, vale conhecer também o The Getty Villa. Esse vai ficar para a próxima. Image may be NSFW.
Clik here to view.
;-)

 

@kadydja
@agenteviaja
Curta facebook.com/AGViaja


Viewing latest article 6
Browse Latest Browse All 11